ANALISTA E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

A Unified Modeling Language (UML). A ferramenta Jude


A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração. A UML não é uma metodologia de desenvolvimento, o que significa que ela não diz para você o que fazer primeiro e em seguida ou como projetar seu sistema, mas ela lhe auxilia a visualizar seu desenho e a comunicação entre objetos.

Basicamente, a UML permite que desenvolvedores visualizem os produtos de seu trabalho em diagramas padronizados. Junto com uma notação gráfica, a UML também especifica significados, isto é, semântica. É uma notação independente de processos, embora o RUP (Rational Unified Process) tenha sido especificamente desenvolvido utilizando a UML.

É importante distinguir entre um modelo UML e um diagrama (ou conjunto de diagramas) de UML----o último é uma representação gráfica da informação do primeiro, mas o primeiro pode existir independentemente. O XMI (XML Metadata Interchange) na sua versão corrente disponibiliza troca de modelos mas não de diagramas.

Dentre várias ferramentas livres, escolhemos para fazer os diagramas da UML. Vamos iniciar os nossos estudos, conhecendo um pouco mais sobre a ferramenta Case Java and UML Developers' Environment (Jude). Fazer download, instalar a ferramenta é o primeiro passo para começar a utilizar a ferramenta.

A ferramenta Jude, clique aqui para download
ou
StarUMl 2.0

Ferramenta necessaria para rodar o Jude.
Java 12.0 Clique aqui para Download


Já fizemos download da ferramenta e tivemos um primeiro contato. Agora vamos colocar a mão na massa e efetuar o diagrama de caso de Uso da UML na ferramenta JUDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário