ANALISTA E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

VisuAlg - Editor e Interpretador de Pseudocódigos

VisuAlg - Editor e Interpretador de Pseudocódigos

Objetivos

A idéia de escrever este programa nasceu a partir de uma necessidade: uma ferramenta que permitisse aos alunos iniciantes em programação o exercício dos seus conhecimentos num ambiente próximo da realidade. Em minha experiência como professor desta disciplina, tenho notado que a abstração de "rodar o chinês", ou seja, de executar um programa apenas no papel, é um grande obstáculo (quase intransponível para alguns) no aprendizado das técnicas de elaboração de algoritmos. Por outro lado, submeter um iniciante aos rigores de uma linguagem de programação como Pascal ou ao “esoterismo” do C também me parecia exagerado. O ideal seria uma linguagem mais simples, parecida com o "Portugol", de grande popularidade nos meios acadêmicos e presente nos livros mais utilizados; com ela, os princípios básicos da programação estruturada poderiam ser ensinados sem que a curva de aprendizagem fosse íngreme. Além disso, esta ferramenta deveria também ser capaz de simular o que acontece na tela do computador com o uso dos famosos comandos "leia" e "escreva", bem como possibilitar a verificação dos valores das variáveis, o acompanhamento passo a passo da execução de um algoritmo (pelo seu grande valor didático), e até mesmo suportar um modo simples de depuração. Aliado a tudo isto, deveria estar um editor de texto com recursos razoáveis (tais como abrir e salvar arquivos) e que dispusesse de todos os principais recursos de um ambiente gráfico.

O VisuAlg é para mim a concretização desta idéia. Espero que, colocando-o em domínio público (numa versão freeware), possa ajudar professores e alunos de programação, e também ser ajudado por eles através de sugestões e críticas que visem sempre a sua melhoria. A idéia básica é manter o VisuAlg simples: deve ser como as rodinhas de apoio que uma criança usa ao aprender a andar de bicicleta, e que são retiradas quando deixam de ser necessárias. Isto não quer dizer que o VisuAlg não possa ou deva ser melhorado: conto com a colaboração de todos que vierem a utilizá-lo.

Instalação e Requerimentos de Hardware

O VisuAlg é um programa simples, que não depende de DLLs, OCXs ou outros componentes. Sua instalação não copia arquivos para nenhuma outra pasta a não ser aquela em que for instalado, e exige cerca de 1 MB de espaço em disco. Pode ser executado sob Windows 95 ou posterior, e tem melhor aparência com resolução de vídeo de 800x600 ou maior.

Conheça o VisuAlg

A Tela Principal

O menu do programa

A linguagem de programação do VisuAlg

Referências da linguagem do VisuAlg

Auto-digitação e sugestão de digitação

Consultoria e Desenvolvimento de Sistemas


Este link e exclusivo a todos os interessados em manter este trabalho de estudo, para o melhor entendimento de um Analista de Sistema. Sou totalmente independente sem recurso com apenas a vontade de apreender em ajudar aqueles que tem duvidas. E por isto conto com a sua ajuda em manter a minha pesquisa sempre atualizada. E com a sua doação, você estará ajudando a levar o conhecimento a todos.
Clique no ícone abaixo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário